O que é ser brasileiro? Para
responder a esta pergunta certamente você vai pensar no samba, na feijoada, no
carnaval, no futebol, na nossa língua... Estas são manifestações da cultura
brasileira que se tornaram símbolos da nossa identidade. Além da criação de
símbolos, uma característica importante da identidade nacional é o imaginário
social, ou seja, as ideias e imagens que socialmente criamos para dar
identidade a um país e seu povo. Assim, um dos exemplos desse imaginário social
é o verso da música de Jorge Bem Jor: “Moro num país tropical, abençoado por
Deus”. O imaginário social construído foi de uma terra “bonita por natureza”,
com muitas riquezas naturais, festas e belezas e, portanto, terra abençoada por
Deus. Faz parte do imaginário social a ideia, por exemplo, do brasileiro como
povo feliz, afetuoso e hospitaleiro. Esta imagem é inclusive mercadoria vendida
aos turistas no exterior.
O Brasil é marcado pela
diversidade cultural que se manifesta nas diferentes tradições e costumes
regionais, por exemplo. Porém, a construção da identidade nacional baseia-se em
traços culturais, crenças e símbolos que oferecem uma identidade comum a um
povo diverso.
Essa identidade comum é
socialmente produzida e reproduzida por meio da construção de símbolos, imagens
e mitos que passam a fazer parte identificação do povo por meio de músicas,
livros, meios de comunicação de massa e discursos políticos, por exemplo.
Então, a nossa língua, nossos costumes, tradições, enfim, nossa cultura
nacional é promovida de forma a desenvolver um sentimento de pertencimento,
orgulho e unidade.
Ao falar de identidade nacional
também estamos falando da nossa herança cultural portuguesa, indígena e
africana. Muitos pensadores brasileiros pesquisaram a fundo nossa herança
cultural para conhecer nossa formação social e interpretar o Brasil. Gilberto
Freyre, em 1933, escreveu um livro chamado Casa Grande&Senzala cuja
principal contribuição para a construção da identidade nacional foi a ideia do
Brasil como um país mestiço, produto da mistura das raças. O Brasil como o país
da mestiçagem fez e faz parte do imaginário social. As ideias de Gilberto
Freyre influenciaram a criação de mais um mito brasileiro: O mito da
“democracia racial”. Este mito diz respeito à imagem do Brasil como um país sem
preconceitos e separações, ao contrário, seria o país da convivência harmoniosa
entre as raças.
Muitos estudiosos criticam o
mito da “democracia racial”. Para os críticos, o mito da “democracia racial”
contribui para tornar menos evidentes conflitos e desigualdades sociais no
Brasil.
Fonte
Material elaborado pela
Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC/RJ
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