terça-feira, 4 de agosto de 2020

Construção da Identidade Brasileira


A pobreza no Brasil, a partir do final do século XIX, para alguns intelectuais da época, estava relacionada ao clima, à riqueza das matas e ao solo. Afirmava-se que, por se trata de paraíso tropical, o brasileiro era pre¬guiçoso, indolente, supersticioso e ignorante porque a natureza tudo lhe dava: frutos, plantas, solo fértil, etc. Era tão fácil obter ou produzir qualquer coisa que não havia necessidade de trabalhar. Outra explicação estava vinculada à questão racial e à mestiçagem. Os intelectuais que defendiam essa ideia eram críticos ferrenhos à mestiçagem e consideravam que os mestiços demonstravam a “degeneração e decadência da raça caucasiana (branca)”. Seguindo essa tese, após a de terras e empregos. Enquanto os negros, que acabaram de se tornarem libertos com a abolição da escravatura, foram deixados a própria sorte. Como consequência Abolição da Escravatura e; em seguida; a Proclamação da República, o governo brasileiro passou a pensar no desenvolvimento da nação, já que se atribuía ao povo o atraso do país, foi implantada a política de branqueamento, ou seja, estimulou a vinda de imigrantes europeus, principalmente os italianos e alemães, criando incentivos como: a doação dessa medida, cria-se dois Brasis, um Brasil rico, com a maioria composta de brancos, e um outro Brasil pobre, com a maioria composta de negros.

No livro “Casa-grande & senzala”, escrito pelo Sociólogo Gilberto Freyre, sustenta que no Brasil; diferente de outras nações, onde houve segregação e ódio racial; existe uma "democracia racial", prova disso seria a miscigenação ocorrida aqui. Mas há correntes contrárias a existência de uma democracia racial no Brasil.  Já o historiador Sérgio Buarque de Holanda, no seu livro “Raízes do Brasil” classifica o povo brasileiro de cordial, ao contrário do que se pensa, essa interpretação não se trata de elogio, e sim de uma critica a um comportamento ingênuo.


Responda Consultado o texto acima:

Explique porque, para alguns intelectuais do séc. XIX, a pobreza no Brasil está relacionada ao clima e à riqueza das matas:

Descreva o que significou a política de branqueamento e em que resultou essa medida, hoje, no Brasil:

Segundo Gilberto Freyre, por que existe aqui no Brasil uma democracia racial?

Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››