terça-feira, 14 de abril de 2020

Instituição Social


Instituição social vai além de mero grupo social. Enquanto que os grupos sociais se referem à união de indivíduos num processo de interação mais ou menos contínuo, as instituições sociais se referem a regras e procedimentos dos diversos grupos. Por exemplo: a família, escola e igreja são insntituições sociais fundamentais para reproduzir da cultura e visa garantir a adaptação do indivíduo ao meio no qual está inserido.

Instituições Totais
Os indivíduos que apresente dificuldade ou desvio de se adequar são submetidos a um regime administrado, que vai da liberdade vigiada até o estado de confinamento. Os presídios, manicômio, hospitais, orfanatos são exemplos de instituições totais.



Instituição familiar
A família é um grupo social composta por reunião de pessoas com vínculos consanguíneo e/ou afetiva, o que chamamos de laço  matrimonial ou parental, cuja função é proporcionar a “reprodução”, a companhia, a segurança, a sociabilização e proteção aos seus membros.

Os tipos de casamento
Os casamentos ou uniões conjugais podem ser classificados basicamente de duas formas, são elas:
Monogâmicos – é a união de um homem ou de uma mulher com um único cônjuge;
Poligâmicos – que é a união de um homem ou uma mulher com mais de um cônjuge.No mundo ocidental, a poligamia é ilegal, embora os meios de comunicação e a literatura vez ou outra nos relatem casos de pessoas que vivem conjugalmente com mais de um marido ou mais de uma esposa.

As formas de família
O grau de parentesco e a interação existente entre os membros determinarão a classificaçã da instituição. As formas mais comuns:
Família Nuclear - quando uma família é composta por pai, mãe e filhos;
Família Extensa - quando outros parentes, como avós ou tios convivem com o casal e seus filhos;
Família Tradicional – quando a figura paterna tem o controle total sobre os demais membros. Era muito comum esse tipo no passado;
Família Moderna – são formas variadas de agregados familiares. Atualmente, é comum a existência famílias da nuclear.

Instituições religiosas
Religião diz respeito às relações que os homens estabelecem com o sobrenatural, ou seja, com o que está além da observação, e tem uma função importante quando organiza socialmente e moralmente o comportamento dos indivíduos perante a sociedade, porque as crenças e os valores religiosos poderosos para a formação de opinião. A religião, por esse motivo, é um dos mais fortes componentes do caráter, do modo de ser de qualquer povo.

Formas de Religião
Politeístas – a crença na existência de diversos deuses, comum no Egito, Grécia e Roma Antigas;
Monoteístas – a cresça em um único deus, é comum nas principais religiões atuais;
Panteístas – acredita na existência de uma energia que conecta todos os seres, e nega a existência de um ser supremo.

Instituição Estatal
O Estado é um território delimitado, habitado por uma população e governado por uma liderança política.
Diferente de outras instituições como a família e a igreja, por exemplo, o Estado é revestido de poder para regularizar as relações entre todos os membros da sociedade.

Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››