Cultura Popular
É comum a cultura
popular aparecer associada às classes mais pobres. Por não possuir ligação ao
meio acadêmico, a cultura popular é resultado da espontaneidade do povo, por
isso é normal caracterizá-la como arte produzida pelo homem do campo e das
populações periféricas dos grandes centros urbanos. Exemplos de cultura
popular: cantiga de roda, literatura de cordel, funk, hip hop, etc..
Cultura Erudita
A cultura erudita é proveniente
do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias etc., e
acessível somente a uma pequena parcela privilegiada da sociedade: a elite
(pessoas que frequentam constantemente museus, bibliotecas e grandes
exposições). Exemplos de cultura erudita: ópera, música clássica, balé, etc..
Cultura de Massa
A cultura de massa,
posteriormente conhecida como indústria cultural, surge em decorrência dos
avanços tecnológicos nos meios de comunicação. Essa cultura atinge uma grande
quantidade de pessoas e de todas as classes sociais. Exemplos de cultura de
massa: cinema, rádio, televisão, jornais, etc...
Os Meios de Comunicação e a Massificação das Culturas
A indústria cultural é uma
cultura típica das sociedades capitalistas. Refere-se aos aspectos superficiais
da vida porque está sempre “fabricando” modas e gostos, daí é tornar-se uma
sociedade de consumo.
Sociedade de Consumo
A expressão sociedade de
consumo é caracterizada pela produção massificada de produtos, gerando, com
isso, excedentes no mercado. E para solucionar isso, a sociedade é induzida a
consumir mesmo sem necessidade.
Características da sociedade de
consumo:
• com a oferta maior que a procura, as empresas
recorrem a estratégias de publicidades sedutoras, introduzindo na sociedade a
necessidade de consumir;
• a facilitação e o acesso ao crédito das classes
com pouco poder de compra;
• a maioria dos produtos fabricados está condicionada
a uma estratégia chamada obsolescência programada, encurtando a vida útil dos
produtos;
• a mercadoria não tem apenas um valor útil, mas
ganha um caráter de status, ou seja, para ser aceito no grupo ou para se integrar
socialmente é feito a aquisição, é o que chamamos de obsolescência perceptiva.
• as empresas recorrem a divisão global do
trabalho para diminuir o custo na fabricação de seus produtos;
Publicidade Infantil
Apesar da
proibição de propaganda dirigida ao público infantil pelo Código de Defesa do
Consumidor, no Brasil há ainda muita discursão a respeito da regulamentação da
publicidade infantil. A proteção da infância em relação a interesses comerciais
levou a sociedade civil travar um intenso debate com os profissionais de
marketing, uma vez que as crianças são consideradas sensíveis e vulneráveis à
publicidade, ou seja, não tendo condições de analisar criticamente o interesse
mercadológico por trás da informação direcionada a ela. Na Inglaterra, Alemanha,
Canadá e a Suécia a propaganda dirigida a menores de 12 anos é extremamente proibida,
porque, segundo esses países, a publicidade infantil pode colocar a vida das
crianças em risco, com a criação de hábitos de consumo de produtos não
saudáveis, que causam obesidade e outras doenças relacionadas.
Consumidor e Consumista
Para identificar um consumista
é preciso distinguir o essencial do necessário, e o necessário do supérfluo.
Não podemos viver sem o essencial, ex: consumir água para saciar a sede; podemos
viver com alguma dificuldade sem o necessário, ex: deixar de ter um celular
para se comunicar, e podemos viver facilmente sem o supérfluo; uma bolsa
feminina de grife famosa para carregar os objetos pessoais.
A vida do consumista está
abarrotada de supérfluos. Mas, é bom lembrar que não é precisa ser avarento
para evitamos o consumismo, basta ser consciente para alcançar uma vida
financeira mais saudável, evitando ser escravo do consumo.
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