quarta-feira, 15 de abril de 2020

Tipos de Cultura

Cultura Popular
É comum a cultura popular aparecer associada às classes mais pobres. Por não possuir ligação ao meio acadêmico, a cultura popular é resultado da espontaneidade do povo, por isso é normal caracterizá-la como arte produzida pelo homem do campo e das populações periféricas dos grandes centros urbanos. Exemplos de cultura popular: cantiga de roda, literatura de cordel, funk, hip hop, etc..

Cultura Erudita
A cultura erudita é proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias etc., e acessível somente a uma pequena parcela privilegiada da sociedade: a elite (pessoas que frequentam constantemente museus, bibliotecas e grandes exposições). Exemplos de cultura erudita: ópera, música clássica, balé, etc..


Cultura de Massa
A cultura de massa, posteriormente conhecida como indústria cultural, surge em decorrência dos avanços tecnológicos nos meios de comunicação. Essa cultura atinge uma grande quantidade de pessoas e de todas as classes sociais. Exemplos de cultura de massa: cinema, rádio, televisão, jornais, etc...

Os Meios de Comunicação e a Massificação das Culturas
A indústria cultural é uma cultura típica das sociedades capitalistas. Refere-se aos aspectos superficiais da vida porque está sempre “fabricando” modas e gostos, daí é tornar-se uma sociedade de consumo.

Sociedade de Consumo
A expressão sociedade de consumo é caracterizada pela produção massificada de produtos, gerando, com isso, excedentes no mercado. E para solucionar isso, a sociedade é induzida a consumir mesmo sem necessidade.
Características da sociedade de consumo:
• com a oferta maior que a procura, as empresas recorrem a estratégias de publicidades sedutoras, introduzindo na sociedade a necessidade de consumir;
• a facilitação e o acesso ao crédito das classes com pouco poder de compra;
• a maioria dos produtos fabricados está condicionada a uma estratégia chamada obsolescência programada, encurtando a vida útil dos produtos;
• a mercadoria não tem apenas um valor útil, mas ganha um caráter de status, ou seja, para ser aceito no grupo ou para se integrar socialmente é feito a aquisição, é o que chamamos de obsolescência perceptiva.
• as empresas recorrem a divisão global do trabalho para diminuir o custo na fabricação de seus produtos;

Publicidade Infantil
Apesar da proibição de propaganda dirigida ao público infantil pelo Código de Defesa do Consumidor, no Brasil há ainda muita discursão a respeito da regulamentação da publicidade infantil. A proteção da infância em relação a interesses comerciais levou a sociedade civil travar um intenso debate com os profissionais de marketing, uma vez que as crianças são consideradas sensíveis e vulneráveis à publicidade, ou seja, não tendo condições de analisar criticamente o interesse mercadológico por trás da informação direcionada a ela. Na Inglaterra, Alemanha, Canadá e a Suécia a propaganda dirigida a menores de 12 anos é extremamente proibida, porque, segundo esses países, a publicidade infantil pode colocar a vida das crianças em risco, com a criação de hábitos de consumo de produtos não saudáveis, que causam obesidade e outras doenças relacionadas.

Consumidor e Consumista
Para identificar um consumista é preciso distinguir o essencial do necessário, e o necessário do supérfluo. Não podemos viver sem o essencial, ex: consumir água para saciar a sede; podemos viver com alguma dificuldade sem o necessário, ex: deixar de ter um celular para se comunicar, e podemos viver facilmente sem o supérfluo; uma bolsa feminina de grife famosa para carregar os objetos pessoais.
A vida do consumista está abarrotada de supérfluos. Mas, é bom lembrar que não é precisa ser avarento para evitamos o consumismo, basta ser consciente para alcançar uma vida financeira mais saudável, evitando ser escravo do consumo.

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