terça-feira, 14 de abril de 2020

Cidadania


Cidadania é o conjunto dos direitos e deveres de um indivíduo. Um cidadão tem direitos plenos numa sociedade.

Origem da Cidadania
O termo cidadania originou da palavra Civita, que no latim tem haver com cidade, mas foi na Grécia Antiga que surgiu o conceito de cidadania. Todos os homens livres que nasciam nas polis (termo grego que se referia a cidades-estados) eram tratados como cidadão, enquanto que os estrangeiros, escravos, mulheres e crianças não desfrutavam dos mesmos direitos.


A Cidadania Hoje
A noção de cidadania hoje mudou significativamente. Diferente da antiguidade, nos dias atuais cidadania tem um sentido amplo, expandiu-se a todos os indivíduos e tem a ver com qualidade de vida.

Direitos e Cidadania
Os direitos podem ser divididos em três tipos: Civis, Políticos e Sociais. A cidadania consiste na conquista desses direitos.
*Direitos civis são garantia da liberdade religiosa e de pensamento, de ir e vir, da propriedade, da liberdade contratual, de escolher o tipo trabalho e da justiça;
*Direitos políticos são o exercício eleitoral (de votar e ser votado), de livre associação (partidos, sindicatos, etc.) e de protestar.
*Direitos sociais são o aceso a educação básica, a saúde, a programas habitacionais, a transporte coletivo, previdência, lazer, acesso ao sistema judiciário, etc.

A Cidadania no Brasil
A expansão da cidadania é razoavelmente recente na história do Brasil. A escravidão só foi abolida no século XIX, uma grande parcela da população da sociedade quase não tinha qualquer direito, eram tratadas como coisa. Já as mulheres, aproximadamente metade da população, só adquiriram direitos políticos (de votar e serem eleitas), em 1932. Contudo, mesmo nos dias de hoje, poucos gozam dos plenos direitos de cidadania.

Cidadania formal e Real
Cidadania formal refere-se a maneira como os direito estão descrita na lei (como por exemplo Constituições Federal de 1988), porém os indivíduos têm que lutar legalmente para ter a aceso a tais garantias.
Cidadania Real refere-se a maneira como a cidadania é vivida diariamente na prática. Muitas das pessoas não exercem plenamente a cidadania por motivos de exclusão social, seja por questão territorial, segregação, preconceito étnico/racial, deficiência física/mental ou pobreza extrema. Apesar de a lei garantir a cidadania plena isso na prática está bem longe de ser atingida pelas minorias.

Postagem anterior
Próximo post

0 Comments:

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››