Existe uma tendência para o
consumo. Diante de um consumo impulsivo, descontrolado, irresponsável,
desenfreado e muitas vezes irracional, atualmente, surgiu um desafio para os
governos: conciliar o desenvolvimento econômico à conservação ambiental.
Desenvolvimento Sustentável
A definição mais aceita para
desenvolvimento sustentável é um desenvolvimento capaz de suprir as
necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as
necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os
recursos para o futuro.
Consumidor Consciente
Cresce o número de consumidores
ecologicamente conscientes e dispostos a pagar mais por produtos ecologicamente
correto, por isso muitas empresas se aproveitam disso para associar suas marcas
à responsabilidade social e ambiental.
Responsabilidade Ambiental
Antigamente as empresas não
prestavam esclarecimento ao cliente ou à sociedade, cabia somente ao Estado se
encarregava de prestar conta à população. Atualmente, as empresas se deram
conta de que são parte da sociedade e, por isso, têm responsabilidade não
apenas ao produto final e sim ao longo de todo processo produtivo.
Responsabilidade Social
Hoje, além das preocupações
ambientais, as empresas querem associar suas marcas a projetos filantrópicos de
iniciativas e parcerias com ONGs.
O terceiro setor atua em áreas
de responsabilidade poder público. O econômico deve estar a serviço do
indivíduo, e não o contrário. Esse pensar e agir do setor empresarial nas áreas
sociais sem fim lucrativo prioriza o bem-estar coletivo.
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